Edição do dia 27 de fevereiro de 2009

É notícia na edição de hoje do Jornal A Região:

 

REITOR DA UPF RECEBE COMITIVA DO MUNICÍPIO DE SARANDI

Em atividade desde 2003, o Campus Sarandi da Universidade de Passo Fundo (UPF) é o mais recente instalado pela instituição. Mesmo assim, já oferece diversas oportunidades de qualificação à comunidade daquele muniPrefeito Cardozo esteve conversando com o Reitor da UPFcípio e da região, com cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de línguas. E é justamente em função da realidade pujante do Campus que a administração de Sarandi esteve em reunião com o reitor da UPF, Rui Getúlio Soares, em busca da ampliação das oportunidades oferecidas naquele município.

O encontro aconteceu no último dia 17 de fevereiro, na Reitoria da UPF, contando com a participação do prefeito municipal, Leonir Cardozo; do secretário municipal do Desenvolvimento, Bruno Rech; e da secretária adjunta de Educação, Rita Pigozzo, além do diretor da UPF Sarandi, professor Mauro Rocha. Entre as reivindicações apresentadas estão a ampliação do número de cursos de graduação e pós-graduação disponíveis, além do oferecimento de cursos em nível de extensão para a capacitação da mão-de-obra local. O Campus já atua de forma a atender uma demanda regional com o oferecimento do Curso Superior de Tecnologia em Produção do Vestuário, já que Sarandi apresenta-se atualmente como pólo na área de confecção têxtil, sendo um dos mais importantes segmentos do
município e região.

 

 

13 ACIDENTES SÃO REGISTRADOS PELA PRF NA OPERAÇÃO CARNAVAL

A 14ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, com sede em Sarandi, divulgou na manha de ontem, 26, um boletim com os resultados da Operação Verão. Desde o dia 20 de fevereiro, quando iniciou, até o seu término, no dia 25, foram registrados 13 acidentes de trânsito, sendo que destes, seis apresentaram danos materiais e sete com pessoas feridas, envolvendo um total de 18 veículos e 16 pessoas lesionadas, não havendo nenhuma morte.

Ainda de acordo com o boletim, assinado pelo Chefe do Posto da PRF de Sarandi, Adelar Augusto Vissotto, foram fiscalizados 1598 veículos, sendo 250 veículos autuados, destacando-se 71 notificações por ultrapassagens indevidas, 50 por excesso de velocidade e 11 de embriaguês ao volante. Sete veículos foram removidos ao depósito devido a irregularidades e três veículos foram recuperados devido a ilicitudes.

Ainda foram detidas 11 pessoas e conduzidas em flagrante à Polícia judiciária, além de terem sido apreendidos 40g de maconha e 2,55g de cocaína.

Esta foi a primeira Operação Carnaval realizada após a promulgação da Lei Seca.

 

DETIDOS SUSPEITOS DE ROUBO DE VEÍCULOS

Na madrugada de quarta-feira, 25, a PRF interceptou o veículo VW Voyage, com ocorrêncdsc00872ia de furto/roubo no número do motor, prendendo o condutor e os passageiros.

Na mesma ocorrência, a PRF deteve o condutor do veículo VW Gol que apresentava sinais de adulteraçao no chassi e demais itens de identificação do veículo.

 

NOSTALGIA E INOVAÇÃO: CONTRASTES DO CARNAVAL EM SARANDI

Buscando trazer de volta para Sarandi à antiga alegria dos carnavais, sem esquecer as inovações e evoluções que os anos trouxeram para a comemoração, o Departamento de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação promoveram, durante todo o mês de janeiro, reuniões com entidades, clubes dnostalgia93771e serviço e representantes de blocos carnavalescos. O objetivo, segundo as responsáveis pelo Departamento, professoras Silvana Sassi da Silva e Liane Samuel Krieger, era resgatar as épocas áureas dos festejos e fazer com que os atuais blocos carnavalescos tivessem uma opção local para aproveitar uma noite da folia. No sábado, 21, de acordo com o Departamento de Cultura, mais de 700 pessoas se entregaram a noite de nostalgia, regada às marchinhas de carnaval entoadas pelos “Geniais da Caúna”, tradicional grupo carnavalesco que durante muitos anos fizeram sucesso nos salões da região. Brincando, mais de mil pessoas, segundo Silvana e Liane, prestigiaram também a segunda noite da festa promovida pelo Departamento de Cultura.

 

 

 

Planejando as próximas ações e o carnaval de 2010, o Departamento de Cultura promete “movimentar a cena cultural sarandiense”.

LEGISLATIVO MUNICIPAL COMEÇA O ANO DE 2009

 

Nesta segunda-feira, 2 de março, serão iniciadas as sessões ordinárias na Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi, começando o ano legislativo de 2009.

A Câmara de Vereadores, nesta legislatura, está composta pelos vereadores Paulo José Collet ( PP); João Carlos Da Silva Alves (Jonca) (PP); Tales Signor (PP); Joaquin Junior Benites Ribeiro (PP); Sandro Ricardo Sareto (PP); Ademir Gregianin Dos Santos (Portela) (PDT); Lenomar Alves de Jesus (PDT); Balduíno Pires Da Silva (PDT) e Volmir Grando (PT).

A mesa diretora está composta da seguinte forma:

Presidente: Vereador Paulo José Collet.

Vice Presidente : Vereador Joaquin Junior Benites Ribeiro.

1º secretário: Vereador Sandro Ricardo Sareto.

2º secretário: Vereador Balduíno Pires Da Silva.

O vereador Paulo Collet (PP), presidente da Casa, salienta que a população pode acompanhar as sessões para ter as informações do que está sendo feito pelo seu vereador.

As sessões são realizadas todas as segundas-feiras, sendo que neste primeiro dia de sessões, serão escolhidas as comissões permantes que atuarão no ano de 2009.

 

DROGAS, CELULARES E DINHEIRO SÃO APREENDIDOS NO PRESÍDIO E NO ALBERGUE DE SARANDI

 

Cumprindo Mandado Judicial de Ingresso, Inspeção e Busca e Apreensão expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Sarandi, a Brigada Militar de Sarandi (BM), com apoio do 3º Batalhão de Operações Especiais de Passo Fundo (BOE – PF), percorreu, em revista, as celas do Presídio Estadual de Sarandi – casa prisional de regime fechado – e o Albergue – casa prisional de regime semiaberto. A operação foi realizada na manhã de sexta-feira, 20, e resultou na apreensão de drogas, presidio-2celulares, facas e dinheiro.

Segundo o Comandante da 3ª Cia da BM, Capitão Jarbas Luiz Bohrer, o mandado foi expedido com o objetivo de inspecionar, buscar e apreender armas de fogo, munições, substâncias entorpecentes e instrumentos relacionados a delitos. No Presídio Estadual foram apreendidos, de acordo com o relatório da BM, cinco estoques (facas artesanais), uma faca, um aparelho celular, 74 pedras de crack, um carregador de pilhas e R$ 436,65 em dinheiro. Já no Albergue, a BM e o BOE – PF confiscaram 25 facas de mesa, 15 aparelhos celulares, 17 carregadores de aparelhos celulares, 49 pedras de crack, 43 cartões telefônicos e R$ 2.375,00 em dinheiro.

 

MONITORAMENTO ELETRÔNICO DE DETENTOS É TESTADO POR CHERINI

Integrando um grupo de voluntários que desde a última quinta-feira, 19, está realizando testes com o sistema destinado a monitorar, via satélite, presos dos regimes aberto e semiaberto, utilizando o dispositivo de rastreamento eletrônico, o deputado Giovani Cherini (PDT) esteve em Sarandi na manhã de segunda-feira, 23, visitando o Presídio Estadual e apresentando o funcionamento do sistema. Exibindo uma tornozeleira semelhante aquelas que deverão ser utilizadas pelos apenados dos regimes aberto e semiaberto, o parlamentar será monitorado durante cerca de dez dias para testes do equipamento. Ele pesa cerca de 250 gramas e tem o tamanho de um pequeno celular. O secretário Edson Goularte e o Superintendente da Susepe, Paulo Roberto Zietlow, lançaram os testes no Estado.

Os equipamentos sãp2230030o fornecidos por empresa que vem atendendo as demandas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco, Estados onde lei semelhante foi aprovada e também já realizaram os testes prévios para aplicação da medida de

controle dos presos do semiaberto. Logo após a apresentação do sistema de monitoramente eletrônico, o deputado conheceu as dependências internas do Presídio Estadual de Sarandi.

 

 

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Edição do dia 27 de fevereiro de 2009

  1. Deuva

    Cris, Parabéns pela iniciativa!!!
    Assim podemos acompanhar as notícias da city pela net.

  2. Hola a todos!!!!!!!
    Felicitaciones por el emprendimiento en la web,seguro es un paso mas adelante…….
    Los quiero mucho,saludos
    Ramiro

  3. Olá amigos do jornal A Região!

    Muito bom aqui de Santa Catarina, poder acompanhar as notícias da nossa terra, agora através do mais querido meio de comunicação de Sarandi, no qual tive o privilégio de trabalhar no passado.
    Um abraço a todos, em especial ao Helmuth, Ereni e Dina.

    Carinhosamente

    Irene Baudin e Félix Sausen
    Itapiranga/SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s