Edição de Quarta-feira, 11 de março de 2009

É destaque na edição de hoje do Jornal A Região

 

PROMOÇÃO SOCIAL REORGANIZA ATIVIDADES

Promoção Social, a nova Secretaria que substitui a Assistência Social, continua executando suas atividades a fim de reorganizá-las

Objetivando incentivar o auxílio à população que realmente necessita ou nas palavras do Secretário de Promoção Social João Manuel Silveira, mais conhecido como “Maneco”, “Evitamaneco-2r que a pessoa simplesmente pegue o que precisa e vá embora, sem sabermos se ela realmente precisa, deixando sem auxílio àquele que tem reais necessidades”, está tramitando na Câmara de Vereadores uma Lei que estabelece parâmetros para concessão dos benefícios eventuais existentes na Secretaria de Promoção Social. Também foi repensada a mudança do nome Assistência Social para Promoção Social. Essa nova intitulação busca ainda oportunizar mais meios de garantir a geração de renda, inclusive através de cursos profissionalizantes. Segundo o Secretário de Promoção Social, o projeto CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, é o que ganha mais força e incentivos imediatos na secretaria. Ele pretende ser empreendedor como um programa de geração de renda para jovens e crianças assim como os demais programas que serão viabilizados pelo Governo Federal ao ser aprovado o do CRAS. Sua sede será o subsolo do Campus da UPF – Sarandi, pois o lugar dispõe de boas condições físicas para abranger os projetos que devem ser postos em prática. A obra ainda não está em execução, uma vez que é preciso estar legalizada a documentação que já se encontra na capital do Estado. Após a aprovação, os representantes do Governo Federal farão a devida inspeção no local para que se dê início às obras.

 O secretário comunica ainda, que assim que estiver legalmente permitido, será esse o lugar da nova sede da Secretaria de Promoção Social. Outro projeto a ser posto em prática, envolve a doação de cadeiras de rodas e muletas. Quanto a Terceira Idade, existe grande preocupação do secretário e sua equipe em propiciar as sessões de hidroginática para os idosos, porém, segundo o ele, é preciso terminar a reforma da Caldeira, pois ela não está em condições de receber o projeto. Ainda com relação a Terceira Idade, informa que o calendário de eventos já foi concluído. Os programas sociais como Cesta Básica e Leite Nam estão recebendo recadastramento de seus participantes, pois conforme a Lei que está tramitando na Câmara de Vereadores, existirão pré-requisitos para o recebimento dessas doações, uma vez que o intuito é fazer com que recebam somente as pessoas realmente necessitadas.

 A assistente social, Marisa Tereza Duarte, acompanha de forma intensa os programas e projetos organizados pela Secretaria. Ela está a par de todos eles e explica que o recadastramento dos Programas Sociais deverá acontecer, de preferência neste mês de março para quem quiser ser contemplado o quanto antes.  A Secretaria de Promoção Social estará realizando juntamente com o SENAI, SENAC e Secretaria do Desenvolvimento, uma série de cursos os quais serão escolhidos pelo povo através do maior número de interessados. As inscrições estão acontecendo nesta semana, pois, quanto antes forem aprovados, mais rápido terão início os cursos.

 Serão de 8 a 10 cursos, sendo que os de Culinária e Corte e Costura que já aconteciam, continuarão. Dentre os postos a escolha da população, estão: Modelagem, Faxineira, Cabeleireiro, Tricôt, Crochê, Artesanato, Manicure, Informática, Mecânica, Encanador, Torneiro, Eletricista, dentre outros. O Secretário Maneco disse também, que desde o dia 2 de Janeiro, quando os candidatos eleitos tomaram posse, “A administração local não distingue as pessoas necessitadas por partido ou qualquer preferência política. Procura sim, tratar a todos de forma igual e da melhor forma possível” afirmou ele. Maneco também lembra à Terceira Idade que “Sempre poderá contar com a Secretaria de Promoção Social, bem como, a população que realmente necessita” completa.

 

ACISAR E XP INVESTIMENTOS PROMOVEM PALESTRA

Para conhecer os ciclos e entender as fases da aceleração, da expansão, da desaceleração e da retração da economia, a Associação Comercial Industrial de Serviços e Agronegócios de Sarandi (ACISAR), em parceria com a XP Investimentos, promoveu na noite de segunda-feira, 9 dedsc09631 março, uma palestra sobre o tema “Planejamento Financeiro”. A atividade, que contou com a participação dos associados da ACISAR, ocorreu nas dependências do auditório da associação e foi ministrada por Tiago Dalla Corte.

 

 

 

Tiago iniciou a palestra contando a história da XP Investimentos, destacando que a empresa detém 70% do mercado do Rio Grande do Sul. Entre outros assuntos, o palestrante falou sobre a economia, descrevendo suas fases e ciclos, comentando a crise financeira mundial e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo Governo Federal para incentivar o desenvolvimento do país.

Ainda foram destacados na palestra proferida por Tiago a questão do planejamento, das ferramentas gerenciais e a importância das ações e iniciativas que almejem um planejamento financeiro sólido e estável.

 

 

EMOÇÃO SOBRE DUAS RODAS

Atrasado em mais de duas horas, o espetáculo de freestyle da trupe Alto Risco Show levou muitas pessoas ao Ginásio Municipal de Esportes Pedro de Marco na noite de moto-3sábado, 7 de março. Promovido pela empresa New Option Produções e Eventos, o evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Sarandi.

Sobre as rampas, motos e pilotos desafiaram a lei da gravidade e executaram manobras que encantaram o público. Os pilotos Leser, Sandro, Oscar, Jonson, Pablo e Mylena, que integram a equipe Alto Risco Show, mostraram a todos os espectadores a perícia, a técnica e a habilidade dos pilotos profissionais.

A equipe de espetáculos foi fundada em 1999 pelos amigos Sandro Kaveski e Sandro Schons, juntos com muitos anos de MotoCross e estrada decidiram fazer algo diferente que juntasse a paixão pela moto. Compraram uma carreta cegonheira e montaram uma estrutura sobre ela. No ano de 2003, Sandro Schons foi embora para São Luis do Maranhão, montando lá sua estrutura e levando o nome da Alto Risco para fora do estado do Rio Grande do Sul. Sandro Kaveski e Oscar Santos, piloto da bike, que estão juntos desde do inicio de tudo, continuaram fazendo seus shows. No ano de 2005 se integrou junto à equipe o piloto de Lajeado Leser Lopes. Em 2007, Pablo Henrique Kaveski, de 11 anos, filho de Sandro Kaveski, começou a participar da equipe, dando continuidade ao trabalho de seu pai.

Ainda no evento, houve apresentações musicais das bandas locais X9 e 3 Pôneis e 1 Destino. A sonorização ficou por conta do Som Destroyer Evolution.

 

 

PREFEITO CARDOZO RECEBE PROJETO DE MAIS UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

Com uma nova visão de mercado e um espírito investidor, a Construtora Scorsatto vem se firmando cada vez mais no ramo imobiliário. Com base nesta ideologia de trabalho e pensando em novos desafios, os profissionais desta conceituada construtora apresentaram seu imagem4novo projeto para o Prefeito Municipal de Sarandi Leonir Cardozo, alguns secretários e demais presentes neste ato, junto ao palácio municipal. “O nosso governo reconhece a iniciativa desta construtora que através de seus projetos arrojados proporciona o crescimento vertical de nosso município” disse Cardozo.

Segundo a Construtora Scorsatto, o objetivo desta nova obra chamada Edifício “São Roque”, será suprir a necessidade dos moradores sarandienses e daqueles que por aqui vierem se instalar. Serão construídos 28 apartamentos de dois e três quartos, com elevador, sacada aberta, churrasqueira individual e muito bem localizado. “Devido ao crescimento e a perspectiva de novos investimentos para nossa cidade, é que estamos lançando este novo edifício” disse Jonas Pasqualotto, sócio proprietário da Construtora Scorsatto.

Por ser reconhecido como um município próspero e de empresários investidores, Sarandi consolidou-se como liderança regional em várias áreas, seja na indústria, comércio ou prestação de serviços, por isso, muitos profissionais estão se instalando na cidade. Diante desta realidade, o prefeito Cardozo lançou um desafio para todas as empresas construtoras que tenham interesse em investir no município. “Peço que as construtoras continuem colaborando com o crescimento vertical de nossa cidade, e projetem em seus edifícios mais salas comerciais para abrigarem os mais diversos profissionais prestadores de serviços, principalmente os do setor da saúde em suas mais diversas áreas, pois este é o nosso desejo e o anseio de nossa população. No que depender do poder público, vamos em busca de novos profissionais para se instalarem em Sarandi”, explanou o prefeito municipal.

Segundo Lauro Scorsatto, sócio da construtora, os trabalhos de construção já começaram, e a previsão de término da obra é para no máximo dois anos.

Por: Jorge André, Diretor de Comunicações do Município de Sarandi

 

AGÊNCIA DO INSS SERÁ INSTALADA EM SARANDI

Até outubro, agência deve estar em funcionamento

O Ministério da Previdência Social está iniciando um processo para interiorizar e aumentar o número de unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Plano de Expansão da Rede de Agências da Previdência Social (APS) prevê a criação de 720 novas unidades em todo o país. Só no Rio Grande do Sul, 24 novas agências deverão ser criadas.

O critério para escolha dos municípios onde serão instaladas as agências é ter população superior a 20 mil habitantes e ainda não contar com uma unidade da Previdência. O investimento para construção das agências no Estado será de R$ 24,2 milhões e no Brasil, de R$ 811 milhões. As obras estarão finalizadas até outubro, conforme afirmou o Ministro da Previdência Social, José Pimentel, em entrevista, na última semana.

Em uma reunião realizada com integrantes da Comissão Mista de Orçamento, o ministro solicitou apoio dos parlamentares para garantir recursos orçamentários necessários à expansão da rede das Agências da Previdência Social. Com este plano, o número de unidades passará de 1.110 para 1.825 unidades.

Autor do requerimento solicitando a vinda de uma unidade do INSS para o município, o vereador Balduíno Pires da Silva Neto (PDT), disse, em seu pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Vereadores da segunda-feira, 2 de março, que na época em que fez o requerimento, assinado por todos os vereadores, a instalação da agência parecia um sonho, mas que agora estava se transformando em realidade.

Atualmente, o INSS está presente em 950 municípios e a idéia é estender esta participação para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes, que não possuam unidades, onde Sarandi se habilita. “Além de evitar o deslocamento dos segurados para os grandes centros, vamos reforçar as cidades de porte médio e, ainda, melhorar o atendimento das nossas agências”, explicou o ministro Pimentel, durante a reunião.

Cada APS deverá custar cerca de R$ 570 mil, totalizando R$ 404,7 milhões para a implantação de todo o projeto.

Além da criação das novas agências, o ministro explicou que a rede atual está passando por um amplo processo de recuperação. Todas as unidades do país estão sendo reformadas, ampliadas ou transferidas para novos prédios.

José Pimentel citou um estudo realizado pelo Ministério da Previdência onde foi constatado que muitos segurados são obrigados a percorrer mais de 150 quilômetros para ser atendido em uma unidade do INSS, como é o caso de Nonoai, que é atendido por Carazinho e poderá passar a se servir de agência de Sarandi. Ele pediu para que os parlamentares conversem, não apenas com suas bancadas, mas também com os prefeitos dos municípios que representam para que ajudem na formação de parcerias.

Uma das condições impostas pelo Ministério da Previdência para que o município recebesse a agência seria a disponibilidade do terreno para a construção da obra, o que já foi garantido pela Administração Municipal que enviou um projeto para a Casa Legislativa pedindo a autorização para a cedência de um espaço onde será erguida a agência.

Os vereadores já deliberaram sobre a questão e o projeto foi aprovado. Até outubro, de acordo com a previsão do Ministério da Previdência, os segurados poderão ser atendidos na agência de Sarandi. Também foram contemplados com o plano de expansão da Previdência os municípios gaúchos de Capão da Canoa, Charqueadas, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Triunfo, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Gramado, Estância Velha, Igrejinha, Parobé, Portão, São Francisco de Paula, Três Coroas, Capão do Leão, Piratini, São José do Norte, Encruzilhada do Sul, São Sepé, Vera Cruz e Quarai.

 

 

CAMPEONATO TEM 348 ATLETAS INSCRITOS

Início das competições será nesta sexta-feira

 

Com 29 equipes inscritas, o Campeonato Municipal de Futsal inicia nesta sexta-feira, 13 de março, a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes Pedro de Marco, com o jogo entre o Mercado Sena e a Colombo Móveis. Divididos nas categorias Livre, Juvenil, Veteranos e Feminino, 348 atletas, segundo dados do Conselho Municipal de Desportos (CMD), estão inscritos para participar do campeonato.

A expectativa, para o Diretor de Desportos, Marcos Sacon, é que os jogos sejam disputados em um clima de harmonia e confraternização, mostrando que o esporte é uma prática social saudável, voltada para o bem estar e para a saúde. “O objetivo principal deste campeonato é integrar as comunidades e os atletas”, disse Sacon, contando que o Ginásio de Esportes está recebendo melhorias na infraestrutura. “Estamos buscando fazer o melhor possível para garantir que tudo dê certo”.

Para o diretor do CMD, o grande número de atletas inscritos nesta edição do Campeonato deve-se ao fato de que as inscrições foram gratuitas. “Esta foi uma grande conquista para o esporte do nosso município. Não cobrar nenhuma taxa pela inscrição beneficia a todos os desportistas sarandienses e, principalmente, aqueles que gostam de participar das competições, mas que por motivos financeiros não o fariam”, declarou Sacon.

Toda a comunidade sarandiense está sendo convidada para prestigiar os jogos que serão realizados sempre no Ginásio Municipal de Esportes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s