Edição de sexta-feira, 13 de março de 2009

Na edição de hoje do Jornal A Região você confere:

AMZOP ENTREGA MATERIAL ESPORTIVO DO PROJETO PLC

Na manhã de quinta-feira, 12 de março, crianças que integram a Escolinha Municipal de Futsal receberam o uniforme completo para os treinos e jogos. A entrega do material esportivo foi feita pela Associação dos Municípios da Zona de Produção (AMZOP), Á secretária Municipal de Educação, Márcia Beckmann, e ao coordenador do Conselho Municipal de Desportos (CMD), Marcos Sacon.

O material entregue, de acordo com a AMZOP, é relativo ao projeto idealizado pela Associação, cujos recursos são oriundos do Ministério dos Esportes, através do Programa de Esportes e Lazer das Cidades (PELC).

No total, a AMZOP conseguiu recursos financeiros na ordem de R$ 186 mil reais destinados aos municípios de Sarandi, Constantina, Ronda Alta, Engenho Velho, Novo Xingu e Liberato Salzano, beneficiando várias camadas sociais e várias atividades esportivas, recreativas e culturais.

Em cada cidade edsc09410xiste um coordenador das atividades. Em Sarandi, os trabalhos estão sendo coordenados pelo professor Ismael Três. A supervisão geral do Projeto fica a cargo do Secretário Executivo da AMZOP, Saul Mattei. Conforme explicaram eles, o resultado final do projeto depende da dedicação e persistência dos envolvidos.

A secretária de Educação afirmou, ao receber o material, que as parcerias são muito importantes para o desenvolvimento e a continuidade de todo e qualquer projeto. Márcia, dirigindo-se aos participantes da Escolinha, cobrou dedicação ao esporte, mas também pediu que o estudo não seja esquecido, “pois nós, da Secretaria Municipal da Educação, estaremos verificando não só o desempenho esportivo como também o escolar”.

 

MULHERES SÃO HOMENAGEADAS NO HCS

O Departamento de Recursos Humanos do Hospital Comunitário Sarandi, através da psicóloga Karindia-hcs-mulher-ie Hackenhaar e da chefe do Departamento, Isabel Martins Ceni, organizou no dia de ontem, 12 de março, uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher que aconteceu no domingo, 8 de março.

 Entre as atividades, palestras sobre violência contra a mulher, saúde e estética, além de oficinas sobre alongamento, biodança e nutrição.

A reportagem completa você confere na edição de hoje do Jornal A Região.

 

 

 

FANTASIA E FICÇÃO

Sexta-feira 13: superstição secular

 

A superstição já não tem o peso de outrora, mas uma sexta-feira 13 continua a não passar despercebida no calendário. As explicações para o simbolismo da data são muitas e se alguns temem a chegada deste dia, há outros que preferem celebrá-lo. Os mais supersticiosos podem evitar o azar passando ao lado de uma escada ou não abrindo um guarda-chuva dentro de casa, mas como evitar todo um dia conotado com o azar? O que fazer quando chega uma sexta-feira 13? Se fosse há séculos atrás, a resposta seria: nada. Nada mesmo, nem sequer sair da cama, para não dar chance de que algo de ruim acontecesse.

Muito poucos ainda levarão isto a sério, mas houve um tempo em que a sexta-feira 13 condicionava a vida. “As pessoas não se expunham, ficavam em casa e não faziam atividades que envolvessem riscos como, por exemplo, viajar. E na agricultura não se levavam a cabo determinadas tarefas, pois podiam dar más colheitas”, explicam historiadores de uma universidade paulista, acrescentando que hoje “as pessoas já não ligam muito à sexta-feira 13, a não ser retroativamente. Ou seja, se acontecer algo de ruim atribuem as culpas ao dia”.

Todavia, mesmo se com menor fulgor, o simbolismo da sexta-feira 13 ainda tem impacto na sociedade, principalmente, a visão difundida pelo cinema. Mas nem todos deixaram de acreditar nos maus augúrios do dia. Aliás, o medo irracional das sextas-feiras 13 até tem uma designação: parascavedecatriafobia. A estranheza do nome  deriva da origem da palavra, que resulta na junção dos vocábulos gregos paraskeví (sexta-feira) dekatreís (treze) e phobía (medo).

Uma teoria diz que o mito da sexta-feira 13 surge por causa da perseguição à Ordem dos Templários, pois a sua extinção foi decretada a uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Contudo, como as primeiras referências ao azar que o dia eventualmente trará surgem apenas no século XIX é mais provável que o simbolismo tenha surgido porque agrega dois dos maiores símbolos do azar: a sexta-feira e o número 13.terror-1

A sexta-feira é considerada um dia de azar não só porque foi o dia em que Jesus teria sido crucificado, mas também porque, segundo a mitologia nórdica, seria o dia em que a deusa do amor e da fertilidde – Frigga, que tinha sido banida das aldeias depois da conversão ao cristianismo – se reunia com outras bruxas para planejar as tragédias que iria desencadear na semana seguinte.

Já em relação ao número 13, ele ganha o seu simbolismo porque o número 12 é considerado um símbolo da plenitude (12 meses, 12 horas, 12 apóstolos), logo, o 13 é um número imperfeito. E ainda porque eram 13 os apóstolos à mesa na última ceia e Judas, o traidor, foi o 13º elemento a chegar.

As superstições valem o que valem e só acredita quem quer. Mas quem for supersticioso vai ter um ano intenso porque em 2009 há três sextas-feiras 13: em fevereiro, em março e ainda em novembro.

 

 

APAE FAZ ALTERAÇÕES EM ESTATUTO E PROMOVE REUNIÃO DE PAIS

“Diante da necessidade de adequação da redação dos estatutos das APAEs às exigências impostas pela Legislação Civil em vigor, de forma a compatibiliza-las com as Normas adotadas pelos Conselhos Estaduais, Secretarias de Estado e Secretarias Municipais nas diversas áreas de atuação, com o objetivo de assegurar a efetividade da articulação das APAEs, culminando com o fortalecimento das ações de atenção à pessoa com deficiência, faz-se necessária a adoção de alterações em alguns artigos do Estatuto”, fragmento da  Ata de Alteração do Estatuto da APAE de Sarandi. Foi com base nesse intuito que a Escola Bem-me-Quer ( APAE) de Sarandi fez, na quarta-feira, 12 de março, uma reunião juntamente com sua comunidade educativa na qual foram deliberadas alterações no Estatuto da entidade.

 Como a aprovação dessas alterações foi unanememente aprovada pelos presentes, o Estatuto Alterado passou a entrar em vigor a partir da data de sua decisão.

A APAE também realizou nesta quinta-feiapae-lei-iira, 12 de março, uma reunião com as mães de seus alunos. A ocasião teve o intuito de combinar com elas algumas atividades como trabalhos artesanais e de culinária, pois a entidade espera que haja entre essas mães a maior integração e troca de experiências possíveis. Todo o público convidado esteve presente na reunião aprovando de forma muito entusiasmada a iniciativa da APAE.

 Ficou combinado então que, toda 1ª quarta-feira do mês, bem como a última quinta-feira serão marcadas pelos encontros dessas mulheres e mães que trocaram informações e terão aprendizado mútuo.

 

 

GRANDE EXPEDIENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

Nesta sexta-feira, 13 de março, você confere o Grande Expediente da sessão da Câmara Municipal de Vereadores, realizado no dia 9.

 

 

RECOMEÇAM AS OBRAS NO GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES

Suspensas durante 30 dias por indefinição e falta do material que seria utilizado para revestir o tablado da quadra número um do Ginásio Municipal de Esportes Pedro de Marco, as obras reiniciaram nesta semana. Segundo informações do Conselho Municipal de Esportes (CMD), os engenheiros paralisaram a reforma na quadra para estudar qual seria o melhor material para o revestimento, optando pelo pó de brita.

Iniciadas ainda em 2008, a reforma, de acordo com o Diretor de Desportos do município, dsc09402Marcos Sacon, deveria estar concluída para que o jogo de abertura do Campeonato Municipal de Futsal, que inicia nesta sexta-feira, 13, fosse disputado na nova estrutura. “Em virtude deste contratempo, a inauguração teve que ser adiada”, contou ele.

Além da reforma da quadra, no Ginásio de Esportes também está sendo construída uma cabine de imprensa, para tornar possível à transmissão dos jogos pela rádio do município e também pelas da região, e uma sala para o CMD acompanhar a realização dos eventos esportivos. “Toda a reforma foi planejada para proporcionar um maior conforto e comodidade tanto para os atletas que irão usufruir uma quadra nova, quanto para a imprensa”, destacou Sacon.

Ainda em virtude da realização do Campeonato Municipal de Futsal, as outras duas quadras do Ginásio foram reformadas, assim como as arquibancadas, redes e goleiras. “Queremos proporcionar aos nossos atletas uma infraestrutura em boas condições”, frizou o diretor de Desportos.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s